O outono finalmente chegou na última quarta-feira, dia 20 de março. Esse último verão foi marcado por muito calor e uma trégua desse clima tão intenso era esperada por muitas pessoas. No entanto, ainda teremos dias bem quentes e chuvas nas próximas semanas.

Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, essa época é marcada por muitas transformações. Pensando nisso, selecionamos algumas particularidades sobre o outono para compartilhar com você. Confira abaixo.

Duas estações em uma
O começo e o fim do outono são bem distintos entre si. O início é mais quente e com períodos diurnos um pouco maiores. Já em 21 de junho, quando a estação se despede, as noites são mais longas e as temperaturas são mais baixas.

Redução dos raios solares
Por conta da inclinação do eixo de rotação terrestre, a incidência dos raios solares é mais branda. Isso dá uma impressão do sol estar “menos quente”, permitindo que façamos piqueniques e caminhadas de forma muito mais confortável.

Céu alaranjado
No outono, a luz solar colore o céu mesmo durante os primeiros e os últimos minutos do dia. Isso faz com que o céu fique com uma coloração vermelho-alaranjada, criando uma aparência bonita e agradável, principalmente quando vem recheado de nuvens.

Instabilidade térmica
O fato de ser um período de transição faz com que o outono tenha dias bem diferentes entre si. É comum termos uma segunda-feira bem quente e experimentarmos uma temperatura bem mais fria apenas dois ou três dias depois.

Ventanias e neblina
Os ventos também ficam mais fortes com a chegada da nova estação. Além disso, também é comum, principalmente em regiões serranas ou de grande altitude, nos deparamos com a formação de neblina no começo da manhã, já dando um gostinho daquele clima de inverno.

Fim da época de chuvas
O outono também é conhecido por ser uma época de seca. As chuvas intensas e recorrentes do verão já foram embora e há uma diminuição da umidade do ar. E, justamente por esse motivo, o número de casos de problemas respiratórios aumentam bastante nessa época.

Queda de flores e folhas
A diminuição da incidência dos raios solares e a redução da quantidade de chuvas deixam o clima menos favorável para algumas plantas, fazendo com que elas percam suas folhas a fim de economizar a energia que gastariam produzindo clorofila.

Variedade de cores
Com tanta transformação e instabilidade, o outono vira um festival de cores: as plantas perdem suas folhas e ganham diferentes tonalidades. Elas se espalham pelo chão das ruas, criando uma paisagem variada que se complementa com o céu e as neblinas das manhãs.

E aí, quais são as características do outono que você mais gosta? Conta pra gente aqui nos comentários.

Fonte: wizard.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?