Você já parou para pensar nos benefícios que a natação podem trazer para você? Que tal conhecer um pouco mais sobre esse esporte refrescante que pode ser praticado por pessoas de todas as idades? Confira a seguir.

PISCINA DO CLUB HOUSE NO RESIDENCIAL TERRAS DA ALVORADA

Longevidade
Pesquisadores da Carolina do Sul acompanharam durante 30 anos testes e vivência de homens com idade de 20 a 90 anos e puderam descobrir que aqueles que praticavam natação contavam com taxa de mortalidade 50% inferior se comparados com as demais pessoas fisicamente ativas ou com aqueles que mantinham um estilo de vida sedentário. Vale ressaltar que pesquisas semelhantes foram realizadas com mulheres, e os resultados foram semelhantes. Por que não garantir mais alguns anos de vida dando prazerosas braçadas na piscina?

Sem impacto
Diferentemente de outras atividades físicas a natação oferece algo diferente: a possibilidade de trabalhar o corpo todo sem qualquer impacto severo ao sistema esquelético, reduzindo as dores durante a fase de adaptação. Isso acontece porque quando você está com o corpo submerso, ele automaticamente fica mais leve. Portanto, exercícios dentro da piscina são ideais para trabalhar músculos rígidos e articulações doloridas, principalmente para pessoas que lidam com sobrepeso e limitações físicas.

Artrite
Os alongamentos realizados na piscina podem fortalecer os músculos e ainda contribuir significativamente como treino aeróbico para quem sofre com artrite. O ideal, nesses casos, é que a piscina seja aquecida, pois a água quente ajuda a “soltar” as articulações rígidas.

Força e tônus muscular
Quer aumentar a força e o tônus muscular? A natação é uma ótima maneira de ajudar você, quando comparada aos demais exercícios aeróbicos. Quando um atleta está correndo em uma pista, ele se move através do ar, enquanto um nadador enfrenta a resistência oferecida pela água, que conta com densidade cerca de 12% maior que a referente ao ar. A melhor maneira de construir força e tônus é através da resistência, logo, mais um ponto para a natação. Essa resistência não se limita apenas aos músculos, mas estudos provaram que o nado também pode contribuir para a melhora de resistência óssea, principalmente quando referente às mulheres na fase da pós-menopausa.

Trabalha todo o corpo e o torna mais flexível
Ao contrário das máquinas de exercícios em academias, as quais tendem a isolar os exercícios a uma parte do corpo por vez, a natação desafia todo o corpo simultaneamente através de uma ampla gama de movimentos que ajudam as articulações e ligamentos a se soltarem e se tornarem mais flexíveis. Você pode mover os braços, pernas e cabeça, e a extensão de braços e pernas proporciona que você alongue seu corpo de forma mais eficiente na água, sendo o alongamento completo.

Melhor saúde para o coração
Não pense que a natação apenas tonifica músculos do peitoral, tríceps e quadríceps, pois um dos maiores benefícios da natação é para a saúde do coração. Como a natação é uma opção de exercício aeróbico, ela serve para fortalecer o coração, não só ajudando-o a se tornar maior, mas beneficiando-o para um melhor bombeamento, fornecendo um melhor fluxo de sangue por todo o corpo.

Controle de peso e queima calorias
Atualmente, a natação é reconhecida como um dos maiores queimadores de calorias, o que pode ser uma excelente alternativa para aqueles que desejam manter o peso sob controle. A quantidade de calorias queimadas depende não só da intensidade em que você se exercita, mas também de sua própria fisiologia. A cada 10 minutos nadando de peito você pode queimar até 60 calorias, enquanto nadando de costas você elimina até 80 calorias.

Sem alergias
Um dos benefícios da natação é que ela proporciona que você se exercite no ar úmido, o que pode ajudar a reduzir sintomas de asma e alergias. Um grupo de crianças foi observado durante um programa de natação durante seis semanas, e foi possível notar melhorias na severidade dos sintomas de alergias, respiração bucal e até roncos. Além disso, os exercícios na piscina podem auxiliar no aumento do volume do pulmão e ainda ensinar técnicas de respiração adequadas.

Sem estresse
Os benefícios da natação se estendem ao fator psicológico também. Ao cumprir os exercícios e reconhecer a sua superação, a pessoa motiva-se e se mantem determinado e animado para seguir em frente. Os níveis de endorfina tendem a ficar mais elevados com as braçadas, por isso, abuse do hormônio da felicidade e seja feliz com o apoio da natação para melhorar o humor.

Fonte: www.mundoboaforma.com.br

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