Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

Conhecer um museu é vivenciar de perto uma experiência diferente e especial. Arte, cultura e história por todos os lados. Independente do tema ou da abordagem da exposição vale a pena rever acontecimentos através de olhares do passado e fazer uma verdadeira viagem no tempo. Pensando nisso, selecionamos alguns museus na região para você conhecer.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí foi criado pela Lei nº 406, de 10 de junho de 1955, porém só foi inaugurado dez anos depois, em 28 de março de 1965. O seu fundador, organizador e primeiro orientador foi o Padre Antônio Tolloi Maria Stafuzza.

A suntuosa construção extensa de um pavimento possui pé direito elevado e porão alto. Apresenta na fachada principal uma sequência de dez janelas e uma porta de entrada com arco em ferro, datado de 1862, como era costume na época. Possui construção urbana, com características de sede de fazenda da época do ciclo do café e pertenceu a Antônio de Queiróz Telles, o “Barão de Jundiaí”.

Nas diversas salas do casarão, o visitante pode apreciar uma exposição de longa duração que retrata a história da casa e do Barão de Jundiaí, bem como, sobre a Fratelanza Italiana, com acervo doado pela Sociedade Jundiaiense de Socorros Mútuos – Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio e do Coronel Siqueira Moraes, doado pela família, além de grandes e importantes exposições ao longo do ano. Além disso, dispõe de um belo jardim totalmente arborizado, utilizado pelos visitantes para descanso, leitura e lazer.

Centro de Memória do Esporte Jundiaiense – Bolão
Rua Rodrigo Soares de Oliveira, sem número, Anhangabaú, Jundiaí

Você gosta de esportes? Então uma ótima pedida é conhecer o Centro de Memória do Esporte Jundiaiense. O local pertence à Escola Superior de Educação Física (ESEF) e abriga uma exposição de troféus, bandeiras e medalhas de conquistas dos atletas da cidade.

Espaço Cultural Museu do Vinho
Avenida Humberto Cereser, 5900, Caxambu, Jundiaí

Uma exclusividade quase nacional abriga a história da imigração italiana em Jundiaí. Estamos falando do tonel de quase seis metros de altura e com capacidade para 110 mil litros que hoje abriga o Museu do Vinho, dentro do complexo Villa Brunholi. De fácil acesso, o local recebe 300 pessoas por final de semana, ávidos pela história da vitivinicultura e a chegada dos italianos na região.

O Museu do Vinho foi montado em 2002 por iniciativa da família Brunholi com a colaboração de outras famílias tradicionais da cidade como Fontebasso, Bronzeri, Marquezin e Spiandorelo. No local é possível encontrar painéis contando a história dividida em famílias, imigração e uva e vinho, além de utensílios de uso doméstico e produção de vinho.

Museu da Companhia Paulista
Avenida União dos Ferroviários, 1760, Ponte de Campinas, Jundiaí

O museu foi inaugurado em 9 de março de 1979 para ser um centro de referências e preservação sobre os suportes materiais da memória e a história da ferrovia da cidade de Jundiaí. No entanto, após passar por um processo de recuperação e restauro, foi reaberto em 14 de maio de 1995, com novas bases museológicas, denominando-se Museu da Companhia Paulista.

O local conta com um vasto acervo relacionado a história da ferrovia como mobiliário, ferramentas, réplicas, maquetes e imagens, além de uma coleção de livros e documentos concentrados na “Biblioteca do Museu”. É um trabalho permanente de guarda e preservação. Desta forma, o Museu retrata a cidade de Jundiaí como a porta de entrada para o desenvolvimento social, econômico e político da cidade e de todo interior paulista.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, Jundiaí

O prédio histórico tem mais de 100 anos de construção e foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Inaugurado em 12 de abril de 1896, o espaço já abrigou uma das escolas mais tradicionais da cidade, a Siqueira Moraes, e a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot. Em 2008, o espaço foi totalmente reformado e recebeu o Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil).

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes reúne um acervo artístico, composto de 189 obras, sendo 15 esculturas, de artistas jundiaienses, brasileiros e internacionais e conta ainda com uma sala para administração e o Museu de Arte Didacta. Na parte superior, está a sala Professora Maria Albertina Bellini Peterson Leite, com capacidade para 100 pessoas e a biblioteca de artes visuais, que conta com acervo de livros e hemeroteca sobre artes.

Museu Histórico de Itupeva
Praça São Paulo, 2, Centro, Itupeva

A Prefeitura de Itupeva mantem vivas as raízes da cidade no seu Museu Histórico da cidade. Uma história que teve início no século passado, quando Itupeva era apenas um bairro e depois tornou-se Distrito de Jundiaí. Os registros também contam como a população ajudou a transformar Itupeva em cidade, diante a conquista de sua Emancipação Político-administrativa. O acervo do museu municipal conta com inúmeros objetos que foram doados por famílias tradicionais da cidade, principalmente por Deolindo Mazzucato, que mantinha coleção de apetrechos em sua residência e, após seu falecimento, teve seu acervo doado pela família à Prefeitura.

Além dos objetos, que fizeram parte do desenvolvimento de Itupeva, a história do município é retratada de várias formas: uma delas é exposta em textos, como o da população indígena da região. Povos que ocupavam Itupeva e outros que simplesmente utilizavam o local como passagem, por meio da Estação Sorocabana, fundada em 1872, que ligava as cidades de São Paulo e Sorocaba.

As fotos expostas também ajudam os visitantes a visualizarem a evolução do município, mostrando o plantio predominante do café, que após anos passou a dar espaço à uva. Alguns vídeos, contendo depoimentos de moradores mais antigos da cidade, também mostram a sua evolução, desde sua emancipação até os dias de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?