A preocupação de muitas pessoas no início do ano é com relação a escolha da escola dos filhos. Mas como saber qual é a melhor opção para eles? O que deve ser levado em consideração nessa hora? Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você nessa missão. Afinal, muito do que se vive no ambiente escolar contribui para a formação do ser humano e é muito importante para a vida toda.

1 – Faça uma lista
Primeiramente, identifique tudo o que você espera de uma escola. Quais questões você abre mão e quais não podem faltar de jeito nenhum, como por exemplo: espaço físico, profissionais qualificados, proximidade de casa, carga horária, cursos extracurriculares etc. Cada família tem uma necessidade diferente, portanto elenque com calma tudo que você deseja.

2 – Pesquise bastante
Não há um número certo de visitas antes de escolher a escola ideal. A internet pode ser a sua aliada nessa hora. Pode acontecer que você se apaixone de cara ou pode ser que leve bem mais tempo do que imaginava. Quando estiver seguro e confiante poderá tomar a decisão certa.

3 – Conheça outros pais
Converse sobre questões básicas como alimentação, rotina, método de ensino, entre outras coisas. Pode ter certeza que as respostas deles poderão influenciar nas suas primeiras impressões de cada instituição. Tanto para lado bom quanto para o lado ruim.

4 – Leve o seu filho para conhecer as suas escolas preferidas
Independente da idade dele você irá perceber logo de cara se há simpatia com o local ou não. Isso pode ajudar a eliminar algumas escolas que poderiam deixar você com dúvidas.

5 – Pense fora da caixa
Além dos cuidados básicos do dia a dia como a limpeza e a alimentação, por exemplo. Eleja uma instituição que ensine valores e estimule o desenvolvimento cognitivo, físico e social, independente da idade do seu filho.

6 – Preço X Qualidade
Nem sempre o custo alto de uma escola significa qualidade educacional. Há excelentes instituições com projetos pedagógicos interessantes que valem a pena conhecer de perto. Por isso, avalie todos os detalhes com atenção. Além disso, opte por uma escola que esteja de acordo com o seu padrão financeiro. Dessa forma, seu filho se sentirá parte do grupo, pois terá assuntos semelhantes e poderá frequentar os mesmos lugares que os amigos.

E por fim, saiba que o frio na barriga no primeiro dia sempre vai existir, tanto para você quanto para ele. Tenha em mente que você optou pelo melhor que pode e que nenhuma decisão precisa ser pra sempre. Se não der certo, pode ter certeza você poderá tentar novamente. Essa é uma decisão difícil, mas não impossível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?