Hoje, 14 de dezembro de 2018, Jundiaí completa 363 anos. Para comemorar essa data especial, selecionamos algumas curiosidades sobre a cidade para você conhecer. Confira abaixo:

1 – Até o final do século 17, Jundiaí era habitada por povos indígenas. Eles se dedicavam a produção de milho e mandioca. Os primeiros colonizadores chegaram na região em 1615.

2 – A bandeira de Jundiaí foi concebida por Diógenes Duarte Paes e adotada oficialmente em 9 de maio de 1961.

3 – A Ponte Torta tem a forma de arco e também era conhecida como Ponte Redonda, Ponte do Arco e Ponte dos Bondes. A construção servia para a passagem das pequenas locomotivas Decaville, responsáveis pelo transporte de carretas com minérios para a fabricação de cerâmicas. A ponte foi construída entre 1888 e 1889.

4 – Foi no atual Centro da Cidade que os primeiros colonizadores de Jundiaí, no início do século 17, construíram suas moradias e ergueram uma capela em invocação a Nossa Senhora do Desterro.

5 – O nome da cidade é referência ao Rio Jundiaí, proveniente da língua Tupi e significa “Rio dos Jundiás”, um peixe característico da região.

7 – No século 18, as ruas do centro tinham nomes diferentes do de hoje em dia. Rua Direita (atualmente Barão de Jundiaí), Rua do Meio (Rua do Rosário), Rua Nova (Senador Fonseca) e Rua Boa Vista (Zacarias de Góes).

6 – A paisagem mais marcante da cidade é a da Serra do Japi, uma das grandes áreas de mata Atlântica nativa contínua no Estado de São Paulo. O local foi tombado em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e, posteriormente, regulamentado como reserva biológica. E, em 1992, a Serra do Japi foi declarada pela Organização das Nações Unidas como reserva da biosfera da Mata Atlântica. Uma verdadeira joia que precisamos preservar.

Fonte: www.jundiai.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?