Você já parou para pensar em quanta economia você conseguiria ao final de cada mês através de soluções construtivas sustentáveis? Uma delas são as placas de energia solar, que podem suprir o consumo elétrico, gerando uma economia de até 95% na conta. Essas soluções têm crescido no Brasil nos últimos anos, principalmente nos estabelecimentos comerciais, indústrias e agronegócios. Esses módulos solares não necessitam de céu limpo para funcionar e conseguem produzir até mesmo em dias nublados, porém com uma intensidade menor. Mas será que realmente vale a pena instalar placas solares em casa, como funciona?

 

Existem duas opções que você pode escolher, a primeira são as placas fotovoltaicas. Nesse caso, durante o dia, os painéis captam a luz do sol e geram energia, que pode ser usada para alimentar qualquer aparelho elétrico ou tomadas dentro da sua casa. E, se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede, acumulando créditos na sua conta. Vale lembrar que durante a manhã, há menos luz do sol, e a maior parte da energia que você consumir virá da rede elétrica convencional. A instalação desse tipo de sistema, na maioria das vezes, não exige mudança na estrutura da casa e a conexão é feita paralela a estrutura elétrica.

A segunda opção é a instalação de placas para aquecimento solar. Nesse caso, o intuito é aquecer a água de chuveiros e torneiras, portanto, trata-se de uma energia térmica, onde a matéria-prima em questão é o calor do sol. Embora as duas utilizem painéis solares, o sistema de aquecimento solar possui dutos onde a água é aquecida e posteriormente direcionada a um reservatório térmico, conhecido como boiler. É lá que água é armazenada, completando seu caminho final quando você desejar fazer uso de água quente. O tamanho desse reservatório vai de acordo com a quantidade de pessoas que residem na sua casa e a média de consumo da família, portanto, a casa necessita de estrutura para que ele seja instalado.

De qualquer forma, o melhor momento para você pensar nessas soluções sustentáveis, que ajudam o meio ambiente e o seu bolso, é quando você estiver montando o seu projeto. Procure uma empresa especializada em desenvolver esses sistemas e tire todas as suas dúvidas antes de colocar a mão na massa, afinal, a escolha vai depender das necessidades de consumo da sua família.

Se você está procurando um terreno para começar a construir o seu sonho, não deixe de conhecer o Residencial Terras da Alvorada, localizado na Avenida Salvador Caruso Orlando, 1729, no bairro do Medeiros, em Jundiaí, divisa com a cidade de Itupeva. Agende um horário com o nosso Plantão de Vendas (11) 94075-7833 e vem conhecer o projeto incrível que está sendo construído.

 

Energia solar residencial: vale a pena?

2 Comentários. Deixe novo

Sidemar Gustinelli
outubro 22, 2018 9:44 pm

Somos representantes da empresa Solare Energia Sustentável, de Jundiaí.
Fazemos dimensionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica, projetos, instalação e homologação junto a concessionária!
Orçamentos sem compromisso!
WhatsApp: +5511979203447

Responder

Obrigado por compartilhar! Vou acompanhar mais seu blog. Parabéns!!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?